Daniella Maia Chagas

Francinne Ramos Galindo

Henrique José Azevedo Lessa da Silva

Manoela Damaso Sampaio

Renata Calheiros de Almeida

Resumo:

Planejar estrategicamente uma empresa é fazê-la repensar atitudes do passado, avaliar comportamentos do presente e delinear objetivos para um futuro próximo.

Logo, o planejamento estratégico é um processo gerencial que visa desenvolver um direcionamento prático para as ações futuras de uma organização, levando à otimização da relação empresa e ambiente organizacional.

Com a elaboração do presente, a Construtora Deodoro Ltda terá um direcionamento estratégico que propiciará o alinhamento dos seus objetivos, metas e recursos com as mutantes oportunidades de mercado. É importante salientar que para obter o sucesso dos objetivos traçados, faz-se necessário que as ações descritas no planejamento sejam constantemente monitoradas e revisadas, tendo em vista as mudanças e necessidades do mercado.

Palavras-chaves: Planejamento estratégico, planos de ação, ambiente organizacional.

Abstract

This paper deals with the elaboration of a strategic plan for the feasibility of expanding Construtora Deodoro Ltda’s market.

To gain greater credibility for the results presented, the most diverse aspects that compose the organizational system of a business were analized, from its mission, vision and operational structure to its macro-environmental components, threats and opportunities in the market.

The strategic plan to follow has as its objective to guide de business’s activities during the next five years, supplying the necessary tools for the establishment, execution and control of its actions, monitoring o the market and optimization of its results.

Key Words: Strategic plan, action´s plans, organizational environment.


Planejar estrategicamente uma empresa é fazê-la repensar atitudes do passado, avaliar comportamentos do presente e delinear objetivos para um futuro próximo.

Logo, o planejamento estratégico é um processo gerencial que visa desenvolver um direcionamento prático para as ações futuras de uma organização, levando à otimização da relação empresa e ambiente organizacional.

Com a elaboração do presente, a Construtora Deodoro Ltda terá um direcionamento estratégico que propiciará o alinhamento dos seus objetivos, metas e recursos com as mutantes oportunidades de mercado. É importante salientar que para obter o sucesso dos objetivos traçados, faz-se necessário que as ações descritas no planejamento sejam constantemente monitoradas e revisadas, tendo em vista as mudanças e necessidades do mercado.

No primeiro momento, foram elaborado um diagnóstico sobre a atual situação da empresa, onde serão avaliados aspectos como: estrutura organizacional, processos internos, produtos e/ou serviços, concorrentes, fornecedores e clientes. Em seguida, será realizada uma completa análise sobre todo o ambiente externo da empresa, onde serão consideradas suas principais forças macroambientais, tendências setoriais, oportunidades e ameaças do mercado. E, por fim, foram definidos os objetivos e metas da empresa para os próximos cinco anos, bem como serão traçados seus respectivos planos de ação.

Apresentação da empresa

Fundada em 1994, pelo seu então diretor geral, o Srº Manoel Henrique Deodoro, a CONSTRUTORA DEODORO LTDA é uma empresa de engenharia civil, sediada à Rua Durval Guimarães n.º 1267, no bairro de Ponta Verde, em Maceió/AL. Há mais de 13 anos no ramo da construção civil e com atuação em todo o território alagoano, a referida empresa tem como core business<!–[if !supportFootnotes]–>[1]<!–[endif]–> as atividades de coordenação, execução e incorporação de projetos, planejamento e gestão de obras públicas.

Seu primeiro grande desafio, em 2002, foi a construção da barragem Bom Conselho, localizada entre o agreste alagoano e pernambucano, uma obra hídrica que abastece seis cidades situadas à jusante da mesma, atendendo a uma população de aproximadamente 240.000 habitantes, num horizonte de 20 anos.

No mesmo ano, a empresa deu um importante passo rumo a sua consolidação no campo da construção civil, através da execução da obra de esgotamento sanitário de 18 municípios alagoanos, promovendo a elevação da qualidade de vida de cerca de 360.000 pessoas.

Ao longo dos anos, a empresa foi conquistando seu espaço no mercado, adquirindo a confiança de clientes, fornecedores e parceiros, sempre honrando seus compromissos com pontualidade. A responsabilidade, a ética e a qualidade também figuram como aspectos relevantes na conduta da empresa, por isso, a Construtora Deodoro possui credibilidade para atuar na execução de qualquer tipo de obra pública ou privada.

Visando aprimorar seus diferenciais competitivos com inovações tecnológicas e processos produtivos implantados nos canteiros de obras, a empresa busca estar sempre entre as melhores empresas no ramo em que atua, tornando-se referência no mercado alagoano.

Declaração da Missão e Visão

Construir com qualidade, promovendo a capacitação funcional e inovação tecnológica contínua, satisfazendo o cliente e gerando valor para seus parceiros, colaboradores e comunidadeQuintuplicar o faturamento da empresa até 2012, através da diversificação do seu portfólio de serviços e atuação em novos mercados.

Como a empresa preza pela formação do profissional, é motivadora a possibilidade de ascensão na mesma, tanto para os estagiários como para os profissionais recém formados lançados no mercado.

Ela realiza, continuamente, atividades para que seus funcionários estejam conscientes sobre: a importância em atender às necessidades do cliente, requisitos regulamentares e estatutários; a relevância do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) para a empresa e demais partes interessadas; a importância da Política de Gestão; qual a contribuição de cada atividade para alcançar os objetivos da empresa; e, conseqüências de não seguir os procedimentos (prejuízos, re-trabalhos, incidentes, acidentes, etc.). Para o devido repasse dessas informações, a construtora utiliza os seguintes meios de comunicação:

<!–[if !supportLists]–>·<!–[endif]–>Murais no escritório e nos canteiros de obra;Internet e Intranet;E-mails;Reuniões periódicas com as equipes; Atas de reuniões.

Produtos e Serviços

Atualmente, a Construtora Deodoro possui um portfólio de serviços que contempla atividades de coordenação, execução e gestão de obras públicas. A empresa possui know-how para a construção de grandes e complexos empreendimentos, tais como: estradas, sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, barragens, edificações e obras de arte (pontes, viadutos, pontas de ala).

Por intermédio de parcerias com outras construtoras de igual reputação, a Construtora Deodoro pretende colocar a serviço do consumidor final, seu conhecimento e experiência adquirida ao logo dos seus 13 anos de mercado, através da atuação em segmentos da construção civil que compreendam a execução de obras para empresas do setor privado e a incorporação de empreendimentos imobiliários próprios.

Mercados-alvo

Presente há mais de uma década no mercado Alagoano, a Construtora Deodoro vem executando importantes obras públicas nas esferas Municipal, Estadual e Federal, como a exemplo da Barragem de Bom Conselho, do esgotamento sanitário de 18 municípios e do sistema de abastecimento de água de Junqueiro. Atualmente, a empresa vive um novo momento de planejamento. Ela amplia sua visão de negócios ao decidir expandir-se para outros estados como Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Pará, e com uma dupla dose de ousadia, conquistar espaço em novos mercados: Clientes corporativos do setor privado e residencial. Essa operação busca seguir um plano de diversificação, oferecendo à população empreendimentos residenciais, no segmento de condomínios fechados e edifícios para as classes B e C, bem como prevê a construção de prédios comerciais, supermercados, hospitais, galerias e shopping centers.

Como sua atuação no mercado alagoano é apenas em obras públicas, não podemos mensurar o poder de compra desse segmento de mercado, haja vista que a demanda se dá através das necessidades de infra-estrutura do município ou estado, sendo a população desses locais, os benificiários finais de tais empreendimentos. Com a expansão dos negócios para o setor privado da construção civil, o quadro mudará, podendo então ser quantificado.

Pretende-se atingir casais com planos de filhos e famílias já formadas, de quatro a cinco membros, das classes média e média alta, com renda familiar acima de quatro mil reais, que busquem qualidade de vida, segurança e liberdade para o crescimento das crianças, aliado a opção de entretenimento e lazer. Arranjos familiares com menor quantidade de membros, a exemplo dos unipessoais, também serão contemplados com investimentos da construtora. Com relação aos clientes corporativos, almejamos atingir grupos empresariais de médio e grande porte oferecendo serviços com alto padrão de qualidade, soluções tecnológicas inteligentes e diferenciais competitivos.

Diante das facilidades de financiamento e linhas de crédito oferecidas pelos bancos e financeiras, seja para a casa própria ou empreendimentos comerciais, a construtora viu nesses novos mercados um favorável potencial de compra, que vem movimentando a economia do setor e atraindo novos investidores, como a Deodoro LTDA, que pretende conquistar uma considerável fatia desse mercado, que pretende vos investidores como a Deodoro LTDAtor a Deodoro LTDA, impulsiona a economia seus clientesoferecendo serviços diferenciados e altos padrões de qualidade.

Certificações

O Sistema da Qualidade foi implantado seguindo os critérios preestabelecidos na ISO 9001:2000 e PBQP-H/SIAC, no qual a empresa é certificada no nível “A” para edificações, que engloba entre outras, cláusulas relacionadas à comunicação interna, ambiente de trabalho, planejamento da elaboração do projeto, medição e monitoramento de processos e ações preventivas.

Com o intuito de aprimorar continuamente seus processos, a empresa está implantando de forma evolutiva os requisitos do PBQP-H SIAC nível ”A” para saneamento básico.

Estilo de Administração e Clima Organizacional

A Construtora Deodoro LTDA procura proporcionar momentos de lazer integrando todos os níveis da empresa, desde o pessoal de serviços gerais à diretoria. Com isso, ela propicia um maior entrosamento entre os colaboradores, criando um ambiente de satisfação, harmonia e cooperação. É importante destacar o serviço oferecido pela empresa de Terapia Motivacional aplicado aos colaboradores da matriz.

Como a empresa trabalha para o setor público, o relacionamento construtora X cliente é puramente profissional, seguindo todos os padrões éticos do negócio.

Como a maioria das obras desenvolvidas pela empresa é de grande porte, a questão ambiental é um importante fator a ser considerado. A Deodoro LTDA preocupa-se em esclarecer a importância da construção, explicitar as precauções tomadas para evitar danos ao meio ambiente e conscientizar a população atingida, direta e indiretamente, dos benefícios por ela auferidos. Assim, a empresa adota uma conduta de preservação ambiental em parceria com o governo realizando palestras, distribuindo folhetos, e informando quanto à preservação e utilização das obras, fortalecendo seu relacionamento com a sociedade local.

Orientação para o Marketing

A Deodoro LTDA não possui uma filosofia voltada para o marketing publicitário, haja vista que seus atuais clientes são entidades públicas das esferas municipais, estaduais e federais, portanto, não havendo a necessidade da divulgação popular de seus serviços. Mesmo assim, busca manter bons relacionamentos com os órgãos públicos e seus gestores. Seu Marketing Institucional é fortalecido por sua vasta experiência no setor e os altos padrões de qualidade apresentados em seus serviços, os quais possibilitaram a construção de uma imagem idônea, confiável e legalmente correta, comprovada por suas certidões negativas atualizadas.

Responsabilidade Social e Gestão Ambiental

Consciência Ambiental e Responsabilidade Social são importantes fatores de diferenciação entre as empresas. Numa sociedade cada vez mais exigente e trabalhando com recursos cada vez mais escassos, a empresa precisa oferecer mais que qualidade, novos empregos, aquisição em novas tecnologias, bom atendimento aos clientes, etc. É necessário que a empresa amplie seu desenvolvimento e atuação no social.

A Construtora Deodoro LTDA tem um sistema interno de controle ambiental que trabalha diretamente com os órgãos governamentais, cumprindo normas estaduais e federais nos estudos de impactos ambientais de suas obras. A gestão ambiental para empresas do setor de construção segue modelos de gerenciamento baseado na Lei federal nº 6.938/81<!–[if !supportFootnotes]–>[2]<!–[endif]–> e na Resolução CONAMA 307<!–[if !supportFootnotes]–>[3]<!–[endif]–> de 5 de julho de 2002, que dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil, já que o depósito de resíduos da construção em locais inadequados contribui para a degradação do ambiente.

A Lei nº 6.938/81 trata da Política Nacional do Meio Ambiente e entre seus objetivos está o de estabelecer padrões que possibilitem o desenvolvimento sustentável, protegendo o meio ambiente. Assim, antes do inicio de cada projeto é feito um estudo de impacto ambiental para determinar e quantificar as possíveis alterações no meio, e as variações positivas ou negativas que essas atividades possam causar ao longo do processo ou após seu término. O sistema interno de controle ambiental da empresa também é responsável pela conscientização ambiental em todos os níveis organizacionais, através de palestras regulares, ações de coleta seletiva e tratamento dos resíduos nas obras, implicando na otimização dos recursos, evitando desperdícios e reduzindo custos. A empresa sabe que a economia de energia elétrica, água ou qualquer outro recurso natural está intimamente ligado à eficiência educacional, técnica e qualitativa de suas atividades.

Na comunidade a empresa atua diretamente com a integração de estudantes da área de engenharia com o ambiente real de trabalho, colaborando com a formação de novos profissionais e dando a oportunidade aos estudantes de ingressar no mercado com maior capacitação e experiência profissional reconhecida. A Construtora Deodoro LTDA oferece treinamento, acompanha o desenvolvimento profissional, avalia as atividades e o aproveitamento dos estagiários. Esse estágio prático é remunerado e de acordo com o horário escolar.

Embora exista, por parte da empresa, uma conduta ética diante da sociedade e da utilização dos recursos naturais em seus processos, a mesma ainda não possui qualquer programa que seja especificamente voltado para a preservação ambiental ou para o desenvolvimento de um caráter empresarial socialmente responsável.

Análise do Macro ambiente

Após termos definido os principais componentes do ambiente interno, passaremos agora a analisar outros fatores que podem afetar direta, ou indiretamente, o desempenho das organizações.

Toda empresa vive em simbiose com o ambiente no qual está inserida. Tal ambiente, apresenta uma série de variáveis que interagem com ela de forma dinâmica, impossíveis de serem diretamente controladas, mas passíveis de previsão, entendimento e adequação à realidade vivida pelas organizações.

Para o sucesso sustentado de qualquer empresa, faz-se necessário a análise de um dos principais ambientes externos que compõem o seu sistema organizacional.

Ambiente Sociocultural

Por ser gregário e buscar a aceitação em seu meio, o homem procura adequar-se às normas, valores e costumes impostos pela sociedade da qual faz parte.

Procederemos à análise dessa força macroambiental destacando algumas variáveis relevantes, que podem influenciar os hábitos de consumo dos indivíduos.

Uma variável social que merece destaque, diz respeito à mudança do papel da mulher na sociedade. No início do século passado, cabia à mulher o cuidado com o lar e com os filhos, ficando a cargo do homem, o sustento da família. Hoje, a realidade é muito diferente. As mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, empenhadas em desenvolver suas carreiras profissionais e sem muito tempo para a vida familiar. Essa mudança ocasionou alterações nos padrões e hábitos de consumo. Com arranjos familiares cada vez menores, a população brasileira vem buscando novas alternativas para moradia. As antigas casas, amplas e dispendiosas, vêm dando lugar a modernos prédios residenciais, com apartamentos amplos o suficiente para abrigarem os mais variados arranjos familiares. Vale ressaltar que, de acordo o relatório<!–[if !supportFootnotes]–>[4]<!–[endif]–> do IBGE, as unidades unipessoais apresentaram um crescimento contínuo e sistemático na última década, atingindo quase 6 milhões em 2005. É importante salientar que as unidades unipessoais são ocupadas, em sua maioria, por pessoas de mais de 60 anos e, em especial, por mulheres.

Outra variável a ser considerada é a segurança. Com o acentuado aumento da violência nos grandes centros, tornou-se mais seguro a habitação em condomínios fechados e prédios residenciais, do que em casas isoladas. A questão da segurança é hoje, um dos principais itens considerados na hora da compra de um imóvel.

No Brasil, a habitação em apartamentos ainda é reduzida, principalmente quando consideramos áreas distantes dos grandes centros urbanos. Hábitos e costumes, além do baixo poder aquisitivo de determinadas regiões, fazem com que esse tipo de moradia ainda seja escasso.

Almejando o bem estar familiar, indivíduos das classes sociais A, B e C vêm mudando suas preferências e hábitos de consumo, buscando moradias que unam praticidade, conforto e segurança a um custo apropriado.

Objetivo do Plano Estratégico

Objetivo Geral

Quintuplicar o faturamento da empresa até 2012.

Objetivos específicos e metas para os próximos cinco anos

I – Manutenção do atual nível de negócios junto ao setor público e aumento da rentabilidade: Aumentar a rentabilidade dos negócios públicos da empresa para 13% da receita bruta, em cinco anos; .II – Política de expansão de mercado para outros estados, com atuação em novos segmentos de mercado da construção civil, através da prestação de serviços a clientes coorporativos e empreendimentos imobiliários: Atingir o faturamento de R$ 84.000.000,00 no mercado de empreendimentos imobiliários nos estados da Paraíba e Alagoas; Atingir o faturamento de R$ 28.000.000,00 no mercado de clientes corporativos nos estados do Pará, Sergipe e Pernambuco

A avaliação desses projetos será realizada de acordo com os resultados gerados, por exemplo, com o volume de obras conquistadas e assinadas pelo Gestor local em 12 meses de trabalho, com o espaço conquistado pela Deodoro em novos estados através das parcerias com outras construtoras num prazo médio de 24 meses, e a consolidação de contratos favorecidos pelas formas de financiamento adequadas aos clientes.


<!–[if !supportFootnotes]–>

<!–[if !supportFootnotes]–>[3]<!–[endif]–> Resolução CONAMA 307 – Conselho Nacional do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/licenciamentoo/legislacao/federal/resolucoes/2002_Res_CONAMA_307.pdf.>. Acesso em 28 ago. 2007 às 19:40h.

<!–[if !supportFootnotes]–>[4]<!–[endif]–> Síntese de Indicadores Sociais 2006.

Projeção de faturamento

Segue planilha com a projeção do faturamento (R$) da empresa para cada estado definido como mercado alvo, nos próximos cinco anos:

2008

2009

2010

2011

2012

Total

ALAGOAS

R$ 9.000.000,00

R$ 11.500.000,00

R$ 13.000.000,00

R$ 14.500.000,00

R$ 17.500.000,00

R$ 65.500.000,00

PARAÍBA

R$ 3.000.000,00

R$ 4.500.000,00

R$ 5.000.000,00

R$ 6.000.000,00

R$ 18.500.000,00

PERNAMBUCO

R$ 1.400.000,00

R$ 3.000.000,00

R$ 4.500.000,00

R$ 5.000.000,00

R$ 13.900.000,00

SERGIPE

R$ 1.500.000,00

R$ 2.700.000,00

R$ 3.400.000,00

R$ 7.600.000,00

PARÁ

R$ 900.000,00

R$ 2.500.000,00

R$ 3.100.000,00

R$ 6.500.000,00

TOTAL

R$ 9.000.000,00

R$ 15.900.000,00

R$ 22.900.000,00

R$ 29.200.000,00

R$ 35.000.000,00

R$ 112.000.000,00

Planilha 02: Projeção de faturamento da Construtora Deodoro Ltda – período: 2008 a 2012.

Analisando as planilhas acima, verificamos que os custos totais para implantação dos projetos sugeridos não chegam a 3% do faturamento acumulado esperado para os próximos cinco anos. Um nível de investimento considerado baixo, diante do retorno apresentado.

No primeiro ano de implantação desse planejamento estratégico teremos alcançado 23,3% a mais do faturamento de 2006, e, no último ano, quase 400%. Um crescimento anual médio de cerca de 80%.

Para chegarmos a essas projeções, consideramos individualmente cada região e suas peculiaridades, levantamos o potencial mercadológico dessas cidades e definimos as estratégias que mais propiciariam a otimização da relação custo-benefício. Assim, pudemos mensurar o potencial de faturamento e os custos para implantação dos planos de ação em cada cidade.

Face o exposto, fica explícita a viabilidade deste planejamento estratégico para expansão da atuação de mercado da Construtora Deodoro LTDA.

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